top of page
Search

Ocultismo na atualidade. Esoterismo X Charlatanismo!

  • fionalyon
  • Oct 3, 2014
  • 4 min read

Como podemos simplesmente fechar os olhos a tudo que nos rodeia, a todas situações constrangedoras que envolvem a senda mística, em qualquer vertente. Astrologia por exemplo, uma ciência que exige muito conhecimento para se fazer uma carta natal, hoje é “exercida” por qualquer um que fez um curso á distância, o verdadeiro TARÔ se perdeu a um bom tempo, poucos dominam a arte verdadeira, pseudos videntes, astrólogos, sensitivos e todo o tipo de esquizofrênicos invadem as TVs nos programas matinais e vespertinos, aqueles programas que para escolherem as pautas deve haver um caixa onde colocam o nome de 5 picaretas desocupados e tiram na sorte quem vai falar naquele dia, rádios que enchem nossos ouvidos de tanta baboseira mística que basta 5 minutos para perceber que ele está vendendo algo. São tantos golpes sendo aplicados atualmente que daria pra abrir um centro “esotérico” em um complexo penitenciário, nada escapa, do famoso golpe do vidente até o uso (indevido) de nomes de Ordens realmente sérias.

Há pouco tempo atrás em um fórum vimos uma grande quantidade de posts do estilo: “Quero ser maçom , pelo amor de Deus como faço?” “Quero ser Maçônico (maçônico??? sem comentários), pois tenho um tio que é, e ele tem grana!!” acreditem é isto mesmo, outros ainda piores do tipo “Sei que os maçônicos vendem a alma ao kapeta, estou disposto a ser também, e a vender a minha, afinal tenho certeza que não vou usar!!”, “Não sei bem o que é essa tal maçonaria, mas tenho muita vontade de entrar, quero um convite por favor me enviem” …??? Será que esse acha que é como uma balada? Daqui a pouco vão estar pedindo pra colocar o nome na lista vip de tal loja etc… e nos mais, se não sabem o que é, por que querem entrar? Equivale a “Me dê um copo de cicuta urgente, por favor, não sei o que é mas quero beber!”, essas e outras atrocidades da mais ingênuas até as mais hilárias e sem sentido podemos achar nos vários fóruns pela internet, basta procurar, enquanto houverem pessoas mostrando esse desespero, porque acham que maçonaria vai enriquece-las, haverá o charlatão para dar esses golpes. O falso buscador (pois só visa o material), acaba tendo um retorno imediato de seus atos, atraindo exatamente um falso iniciador, mas os maçons não são todos ricos? Sim, os verdadeiros maçons, são ricos de espírito principalmente, esse mito de que todo maçom é rico materialmente é folclore, logicamente que uma coisa é consequência da outra, se o ser evolui ele tem que evoluir em todos os aspectos, esse é o intuito da maçonaria, porém existem muitos irmão iniciados na maçonaria que só estão fazendo número, jamais entenderam sua iniciação, os ritos, os símbolos, estão ali pra se aproveitar, lucrar, fazer uma rede de favores, o clube do bolinha, mas isto é assunto para outro post, vamos nos ater nos charlatões de outro nível. Nesse mesmo fórum o falso iniciador já se aproveita e faz o comercial de seu rentável negócio, alguns alugam lojas em condomínios maçônicos (o que os irmãos deveriam proibir, mas, alguns pensam somente no lucro, e nem procuram saber se é realmente alguém capacitado e preparado que está alugando o espaço, acham que não tem o dever de filtrar) exatamente para tudo parecer muito real, e com isso arregimentam grupos para serem extorquidos e receberem a dita iniciação.

O dinheiro é necessário? Claro que sim! Mas não podemos vender o Cristo a César, tudo tem um meio termo, todos adeptos de ordens sabem seus deveres monetários com suas respectivas ordens, afinal não se acha dinheiro em árvores para pagar aluguel do templo, loja ou capítulo, água, luz, material necessário ao trabalho e muitas outras coisas, porém tudo de forma justa e dentro das medidas corretas para os membros, o que acaba sendo um valor pequeno e que todos membros contribuem com felicidade, pois ali existe uma equação justa, onde nunca o interesse será enriquecer o mestre ou algum grupo de pessoas, sob a verdadeira egregóra paira um ar de justiça, um ar de satisfação de todos os membros, e jamais porque um irmão não esteja em condições de cumprir com suas obrigações pecuniárias durante um certo período ele será proibido de participar de algo, ou será olhado de forma diferente, ou mesmo não receberá o material de instrução, isso nunca acontece em uma ordem iniciática verdadeira, muitos pedem afastamento pois se o período se prolonga não acham justo que outros irmãos cumpram com sua obrigações, notaram como tudo tem uma perfeita harmonia?

A maçonaria é mais visada, por ter seu nome conhecido mundialmente, mas muitas pseudo-ordens irão se instalar usando o nome de Gigantes, ou mesmo usando o falso pretexto que é herdeira de tal linhagem etc, Ordens que já se dissolveram ou mesmo estão adormecidas perante o público tais como Golden Dawn, Illuminati, Gnose (aliás a grande maioria que usou o nome gnose falhou em sua senda, distorcendo ensinamentos entre outros absurdos) muitas Ordens que se dizem templárias, Rosacruz, para-macônica, maçônicas, etc. O dever do adepto é nunca incentivar ou mesmo apoiar ou se calar diante de tais ordens, nada impede que sejam criadas novas ordens, afinal seria até louvável, desde que tenham suas raízes verdadeiramente fincadas no ocultismo, hermetismo etc, desde que tenham ideais puros de evolução do ser, e não visão de lucro, aos que querem isso, montem uma empresa, trabalhem, conquistem o que querem, não tire dos outros através de charlatanismo.

Para os que buscam, pare, analise, não se deixem levar por nomes bonitos , históricos, ou pela ilusão de sucesso ou dinheiro, essas coisas são construídas ao decorrer de uma vida, ao decorrer de uma evolução, elas não são as metas e sim as consequências de um caminho seguido pelo iniciado ou adepto. Deixe sua alma, seu coração falar, se mantenha centrado não dê espaço ao desespero, a ilusão, que tudo tomará o melhor caminho!


 
 
 

コメント


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Donate with PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page